A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Castelo surgiu de grande persistência por parte de quatro professores da rede estadual de ensino que se preocuparam com a falta de oportunidade para as pessoas portadoras de deficiência física e mental do nosso município, que não tinham lugar para desenvolverem suas potencialidades. Tal fato desencadeou uma proposta de atendimento específico e a fundação da APAE de Castelo, baseado em outras de outros municípios.
Com muitas dificuldades no início, os portadores de deficiência foram divididos em dois grupos para serem atendidos em duas salas, em escolas diferentes, até que se alugou uma casa para funcionar a APAE, onde os custos de aluguel, luz, água, alimentação e materiais diversos eram pagos pela referidas professoras que não mediram esforços para dar continuidade a esta grande causa. Envolvendo também a comunidade castelense, fundaram a APAE de Castelo no dia 5 de outubro de 1973 com sua diretoria executiva e demais conselhos.
Com o passar dos anos surgiu à necessidade de funcionamento em um espaço maior para desenvolver as atividades propostas para as pessoas especiais. Com isso, a APAE começou a funcionar em sua segunda sede provisória no Centro Espírita Luz e Trabalho e depois na Casa do estudante castelense.
Diante do pouco espaço para melhor atender a demanda de pessoas especiais, que aumentava dia-a-dia, e visando aprimorar seu atendimento, a comunidade se sensibilizou com a causa, e com a aquisição de um terreno com uma área de 8.761,3152 m2 doado pelos irmãos Paulo Marcos Lomba Galvão, Jorge Edson Lomba Galvão e Mário Sergio Lomba Galvão. Finalmente a APAE construiu sua sede. Contou com a mobilização da comunidade na doação de materiais de construção e mão de obra cedida pela Prefeitura Municipal. Assim foi realizado o sonho de muitos alunos, familiares e funcionários.
Atualmente sua área construída é de 2.218,8 m2 com dois pavimentoscom adaptações exigidas por lei, piscina, playground e ainda uma área de lazer. E com uma proposta de trabalho que tem por objetivo o desenvolvimento global da pessoa especial, a APAE se encontra bem estruturada física e administrativamente sempre buscando o melhor para oferecer as pessoas portadoras de deficiências.