A APAE de Santa Maria de Jetibá foi instituída em 1º de junho de 1999, em atendimento às famílias com membros portadores de necessidades especiais, com apoio das SADES (Sociedade de Amigos do Estado do Espírito Santo), através das Associações de Voluntários de Santa Maria de Jetibá, com total apoio da Federação das APAEs do Estado do Espírito Santo, da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, Conselho Tutelar e Comunidade em geral.
Caracteriza-se por ser uma entidade civil, filantrópica, de caráter cultural, assistencial, educacional, clínico e de pesquisa sem fins lucrativos. Tem como objetivo promover e articular ações, prestação de serviços, apoio à família, direcionado a melhoria da qualidade de vida da pessoa com necessidades especiais e a construção de uma sociedade justa e solidária.
Iniciou-se atendendo clinicamente a 12 crianças que recebiam atendimento pedagógico e clínico (fonoaudiológico, psicológico e fisioterapêuticos), em um espaço de 172 m² de área total, dos quais 90,14 m² eram de área construída. O espaço interno possuía uma varanda que dava acesso à secretaria, sala de recurso, fisioterapia, fonaudiologia, cozinha, depósito e banheiro.
Em fevereiro de 2002, com o aumento da demanda de sua clientela a APAE foi transformada em escola denominada, Escola Especial Neues Leben, que quer dizer Escola Especial Vida Nova. Nome sugerido durante uma reunião com a diretoria da entidade, por um pai de um aluno da referida escola, tendo Neues Leben o significado de Vida Nova e o mesmo foi aprovado por unanimidade.A escola foi transferida para a Rua Hermann Roelke, Centro, neste município até que se viabilizassem recursos para construção da sua sede própria. A equipe contava com 04 professoras, 43 alunos/as, 02 fisioterapeutas, 01 fonoaudióloga, 01 psicóloga e equipe administrativa (diretora, secretária, cozinheira e serventes).
A partir de 02/08/2004, a Entidade e Escola passaram a executar suas atividades em sua sede própria, localizada a Rua Henrique João Júlio Küster, nº 469, em São Luiz, neste município. Construída com recursos provenientes de convênios firmados com a Prefeitura local, Instituto Jutta Batista da Silva, Companhia Vale do Rio Doce, Comunidade, promoções de eventos e através de ajuda voluntária.