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Proposta de Roteiro para Formulação de Relatório de Gestão

PROPOSTA DE ROTEIRO PARA FORMULAÇÃO DE RELATÓRIO DE GESTÃOMÓDULO I - INTRODUÇÃO A parte introdutória do relatório deve conter informações que identificam a instituição: nome, CNPJ e endereço completo, como, quando e onde a mesma surgiu e por quem foi instituída, devendo ainda descrever/ informar:1.A composição da atual Diretoria, informando o número de pais, pessoas com deficiência e amigos que a compõe; 2.Qual o critério utilizado para a montagem da chapa da última eleição, informar como ocorreu a assembléia, número de participantes, e se houve chapa concorrente;3.Experiência dos membros da diretoria, tempo de envolvimento, disponibilidade de tempo para atuar e nível de entendimento do que seja o movimento apaeano;4.Formação acadêmica dos membros da diretoria; 5.Se foi elaborado um planejamento estratégico para a atual gestão, plano de ação para 2007, quais as pessoas envolvidas na elaboração desses dois documentos e se existe regimento interno; Nesse item a entidade poderá destacar outras informações que julgar conveniente. MÓDULO II – BASES LEGAIS Neste campo deverá ser informada a existência ou não dos certificados e registros que a entidade dispõe/ necessita para executar suas atividades. Devem ser descritas, também, eventuais alterações estatutárias ocorridas no último ano. Nesse item a entidade poderá destacar outras informações que julgar conveniente. MÓDULO III – INFRA-ESTRUTURA Devem ser descritas a situação da estrutura física, de transporte , de equipamentos , dentre outras, que a entidade dispõe, tempo de uso e estado de conservação. Nesse item a entidade poderá destacar outras informações que julgar conveniente. MÓDULO IV – RECURSOS HUMANOS Informar o quadro de pessoal geral, e como é feita a seleção de pessoal para trabalhar na APAE, inclusive se tem pessoa com deficiência contratado e que função ocupa. Nesse item a entidade poderá destacar outras informações que julgar conveniente. MÓDULO V – PROGRAMAS/PROJETOS/ATIVIDADES DENSENVOLVIDOS Neste campo a entidade deverá fornecer informações sobre todas as atividades, serviços e/ou projetos realizados durante o ano de 2006. Descrever e quantificar a clientela atendida, tipos de deficiência, atendimento direto e indireto, trabalho com famílias. Descrever o processo de diagnóstico do usuário para inserção nos programas e como se dá a interlocução entre os diversos serviços. As informações deverão ser prestadas, separadamente, por área de atuação e programas desenvolvidos , destacando ações desenvolvidas, números de pessoas beneficiadas, quadro de pessoal e custo, dificuldades e expectativa.1 – EDUCAÇÃO Analisar e descrever a situação da escola junto à Secretaria de Educação, informando a existência do projeto pedagógico e de como ele foi construído. Informar se a entidade tem programas de apoio à inclusão de alunos no ensino regular e como se dá essa relação e o total de alunos incluídos por faixa etária e por tipo de deficiência. Destacar o atendimento na educação profissional, número de alunos atendidos na preparação para o trabalho ;qualificação para o trabalho e colocação no mercado de trabalho. Completar informando, ainda, qual a população beneficiada, recursos humanos envolvidos, situação funcional dos mesmos, custo. Nesse item a entidade poderá destacar outras informações que julgar conveniente. 2 - SAÚDE Que tipos de serviços de saúde oferece, se são credenciados pelo SUS ou são financiados com recursos próprios ou se são serviços pagos pelo usuário ou duas ou três dessas opções. Completar informando, ainda, qual a população beneficiada, recursos humanos envolvidos, situação funcional dos mesmos, custo. Nesse item a entidade poderá destacar outras informações que julgar conveniente. 3 – ASSISTÊNCIA SOCIAL Informar os programas realizados (como, onde e quando), população beneficiada, recursos humanos envolvidos ( situação funcional ), custo do atendimento. Nesse item a entidade poderá destacar outras informações que julgar conveniente. 4 – OUTROS Lembrar de descrever de como se desenvolvem os programas de autodefensoria, atendimento a idosos, às famílias , às pessoas com deficiência sem referência familiar, defesa de direitos, articulação comunitária, outros. Nesse item a entidade poderá destacar outras informações que julgar conveniente. MÓDULO V – SITUAÇÃO FINANCEIRA Descrever a situação financeira da entidade , fontes de financiamento, recursos recebidos e gastos, fazendo uma análise do equilíbrio entre receita e despesa. Nesse item a entidade poderá destacar outras informações que julgar conveniente. MÓDULO VI – INSERÇÃO SOCIAL DA ENTIDADE Citar se a entidade realizou ações de mobilização do público alvo e/ou público em geral (campanhas, conferências, capacitação de lideranças, participação em conselhos, fóruns, conscientização comunitária). Nesse item a entidade poderá destacar outras informações que julgar conveniente. MÓDULO VII – CONCLUSÃO Fazer uma análise conclusiva das atividades desenvolvidas durante o ano, destacando pontos fortes e fracos, dificuldades encontradas e expectativas, emitindo opinião sobre este roteiro, sugestão para melhorá-lo, se for o caso e o que a entidade espera da Federação Nacional para auxiliá-la. Nesse item a entidade poderá destacar outras informações que julgar conveniente. VIII- ANEXOS Ao relatório deverão ser anexados: * O relatório circunstanciado de atividades encaminhado, anualmente, ao Ministério da Justiça, solicitando concessão ou manutenção do título de utilidade pública; * Planejamento Estratégico da APAE; * Plano de Ação 2007; * Organograma da entidade; * Qualquer outro documento que a entidade achar conveniente.IMPORTANTE: Esse relatório não substitui o exigido pelo Ministério da Justiça. Seu objetivo é criarmos um mecanismo de auto-avaliação, que nos propiciará o monitoramento do movimento apaeano. Conheça a proposta de monitoramento da Federação pelo site.Fonte:FENAPAEs

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